09/05/2015 17h58 – Atualizado em 09/05/2015 17h58

Desenhos e obras em papel machê estão expostos em Resende, RJ

Trabalhos compõem mostra ‘Pássaros, flores e outros sonhos’.
Ela pode ser visitada no Museu de Arte Moderna até 5 de junho.

Do G1 Sul do Rio e Costa Verde

Artista plástica Ana Cristina Maciel com trabalhos que podem ser conferidos na exposição Pássaros, flores e outros sonhos (Foto: Divulgação/MAM/Prefeitura Resende)
Ana Cristina Maciel com trabalhos que podem ser
conferidos na exposição
(Foto: Divulgação/MAM/Prefeitura Resende)

A exposição “Pássaros, flores e outros sonhos” pode ser conferida no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende, RJ. Ela reúne 22 obras em papel machê e 60 desenhos, mesclando nanquim, colagem e técnica mista, da artista Ana Cristina Maciel, informa nota da assessoria da prefeitura.

“O meu desejo por um mundo mais lúdico, menos violento, com muito mais amor ao próximo, respeito aos animais e toda a natureza está presente nas minhas criações, destaca a artista”, diz a artista no comunicado.

De acordo com ele, Ana Cristina é pedagoga especialista no ensino de artes e artista plástica autodidata. Natural de São Paulo, ela mora atualmente em Piraí. “Já participou de exposições coletivas na Holanda, em Brasília, Niterói, Natal, Paraty, Resende, Piraí e Volta Redonda, e teve uma obra premiada no 42º Salão da Primavera de Resende em 2014”.

Serviço
O quê: Exposição “Pássaros, flores e outros sonhos”, de Ana Cristina Maciel
Quando: até 5 de junho; visitação de segunda a sexta-feira, de meio-dia às 18h
Quem pode: classificação livre
Quanto: entrada garatuita
Onde: MAM de Resende, na Rua Doutor Cunha Ferreira, nº 104, no Centro Histórico

Trabalho da artista plástica Ana Cristina Maciel, moradora de Piraí, faz parte de mostra no Museu de Arte Moderna de Resende (Foto: Divulgação/MAM/Prefeitura Resende)
Trabalho da artista plástica Ana Cristina Maciel (Foto: Divulgação/MAM/Prefeitura Resende)
Link: http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2015/05/desenhos-e-obras-em-papel-mache-estao-expostos-em-resende-rj.html

5/5/2015 0

Exposição ‘Pássaros, flores e outros sonhos’ estreia esta semana no MAM de Resende

Mostra reúne obras em papel machê e desenhos da artista Ana Cristina Maciel

  • Prefeitura de Resende - Exposição 'Pássaros, flores e outros sonhos' estreia esta semana no MAM de Resende

Créditos: Divulgação – FCCMM/PMR

   Estreia nesta quinta-feira, dia 7, no Museu de Arte Moderna (MAM) de Resende, a exposição ‘Pássaros, flores e outros sonhos’, da artista Ana Cristina Maciel. A cerimônia de abertura acontece às 19h e a mostra poderá ser visitada gratuitamente de 8 de maio a 5 de junho, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.

   A mostra no MAM de Resende reunirá 82 trabalhos, sendo 22 obras em papel machê e 60 desenhos mesclando nanquim, colagem e técnica mista.

   – Reuni para essa exposição trabalhos recentes, e há muito do meu universo e dos meus anseios nessa mostra. O meu desejo por um mundo mais lúdico, menos violento, com muito mais amor ao próximo, respeito aos animais e a toda a natureza está presente nas minhas criações – destaca a artista.

   Ana Cristina Maciel é pedagoga especialista em Ensino de Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais e artista plástica de formação autodidata. Natural de São Paulo, Ana Cristina reside atualmente em Piraí, e desde 1995 se dedica à criação de esculturas, desenhos e pinturas, tendo como característica o reaproveitamento de materiais na confecção de suas obras, principalmente em suas esculturas.

   A artista já participou de exposições coletivas na Holanda, em Brasília, Niterói, Natal, Paraty, Resende, Piraí e Volta Redonda, e teve uma obra premiada no 42º Salão da Primavera de Resende em 2014.

   O MAM de Resende fica no Centro Histórico da cidade, na Rua Dr. Cunha Ferreira, 104. A visitação à mostra pode ser agendada por grupos pelos telefones (24) 3360-6155 e 3360-4470.

– See more at: http://www.resende.rj.gov.br/fundacao-casa-da-cultura-macedo-miranda/noticia/exposicao-%27passaros-flores-e-outros-sonhos%27-estreia-esta-semana-no-mam-de-resende#sthash.o5GgIjrI.dpuf

 

Exposição ‘Mulheres, Monstros e Malabares’ segue até o fim do mês em Piraí

Publicado em 23/07/2013, às 06h30
Última atualização em 23/07/2013, às 06h30
Divulgação
Mostra conta com 66 obras da artista
Talento em arte: Mostra conta com 66 obras da artista

Amanda Teixeira
amanda.silva@diariodovale.com.br

Com uma infância marcada pela influência artística da própria família, que valoriza as artes em geral, a artista plástica Ana Cristina Maciel está expondo seus trabalhos em papel machê, desenho e pintura acrílica em tela, na Casa de Cultura de Piraí. A mostra “Mulheres, Monstros e Malabares” segue aberta até o dia 31 (quarta-feira) com entrada gratuita ao público.
– Essas três técnicas apresentadas na exposição são as que eu tenho dado prioridade no desenvolvimento do meu trabalho – relata a artista.

A mostra apresenta 66 peças que representa uma miscelânea dos trabalhos realizados pela artista nos últimos anos.
– As peças da exposição são criações realizadas no ano passado e algumas desde o início deste ano.
Esta é a primeira vez que exponho meu trabalho sozinha e a repercussão tem sido muito boa – fala, acrescentando que o público vem elogiando bastante o seu trabalho.
– O espaço e as peças são bem coloridas e lúdicas, o que acaba chamando muito a atenção dos adultos e principalmente das crianças – afirma.

A artista destaca entre suas obras três trabalhos, que segundo ela foram produzidas especialmente para a exposição.
– Dentre as 66 obras em exposição, posso apresentar como destaque o quadro escultura tridimensional “Tô Bege” e os quadros “Pilar Está nas Nuvens” e “O Segredo”, que produzi exclusivamente para esta exposição – ressalta.

Segundo Ana, mestres da arte contemporânea e da cultura brasileira servem como inspiração para a criação do seu trabalho.
– Me inspiro muito na diversidade cultural de nosso país e sigo uma tendência de valorização e resgate da cultura popular brasileira para desenvolver meus trabalhos. Tenho muita admiração por artistas como Os irmãos grafiteiros “Os Gêmeos”, Portinari, Niki de Saint Phalle e alguns outros – conta.
Além da exposição, as obras expostas também estão à venda e podem ser
adquiridas pelos visitantes.

Mais projetos

Além de artista plástica, Ana Cristina Maciel é pedagoga especialista em ensino de Artes Visuais pela UFMG. A artista que é paulista se mudou para Piraí a cerca de três anos.
– Quando me mudei para o estado do Rio, estabeleci relações fortes com este lugar e comecei a criar contatos, fiz uma especialização na Fiocruz de Ciência, Arte e Cultura na Saúde – lembra.

A partir da sua vinda para Piraí, Ana Cristina deu início a diversos projetos sociais, alguns inclusive no Rio de Janeiro.
– Meu primeiro trabalho nessa linha foi com o Instituto Musiva, apoiado pelo PAC, onde fiz parte da equipe de mosaicistas que realizaram os painéis de mosaico do teleférico do Alemão – recorda.

Após este trabalho, outros convites começaram a surgir para a artista.
– Depois do trabalho com os mosaicos do teleférico, fui convidada pelo instituto para integrar a coordenação do projeto “Tecendo Arte”, cuja proposta era de desenvolver oficinas de arte sustentável, para moradores da comunidade do Alemão, principalmente com as mulheres. O objetivo deste projeto era promover a geração de emprego e renda, a partir da reciclagem para a produção de objetos como carteiras, brincos, colares, bolsas e outros acessórios para a comercialização – explica.

Atualmente, além do ateliê onde produz suas obras, a artista ministra oficinas de papel machê no projeto Éfeito de Papel nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) na cidade do Rio de Janeiro.

Serviço:

A mostra ‘Mulheres, Monstros e Malabares’, está em exposição na Casa de Cultura de Piraí até o dia 31 de julho. O local funciona das 8h30 às 16h30, na Rua Comendador Sá, nº 105, Centro. A entrada é gratuita. Mais informações sobre a artista pela rede social Facebook [www.facebook.com/anacrispapelmache].

Leia mais: http://www.diariodovale.com.br/noticias/0,76642,Exposicao-%E2%80%98Mulheres-Monstros-e-Malabares%E2%80%99-segue-ate-o-fim-do-mes-em-Pirai.html#ixzz3bXWZDLBJ

11/07/2013 14h09 – Atualizado em 11/07/2013 14h09

Piraí, RJ, recebe exposição ‘Mulheres, Monstros e Malabares’

Abertura acontece às 19h, na Casa de Cultura, no Centro.
Visitação segue até 31 de julho (quarta-feira) com entrada gratuita.

Do G1 Sul do Rio e Costa Verde

Exposição Ana Cristina, em Piraí (Foto: Divulgação)
Mostra traz pinturas, desenhos e esculturas
(Foto: Divulgação)

A abertura da exposição “Mulheres, Monstros e Malabares” acontece nesta quinta-feira (11), em Piraí, RJ. O evento será realizado às 19h, na Casa de Cultura, na Rua Comendador Sá, no Centro. Durante a abertura haverá um coquetel com exibição de vídeos, declarações da artista e making off das obras. Todo o evento é gratuito e aberto ao público.

A mostra é da artista Ana Cristina Maciel e reúne pinturas, desenhos e esculturas. A visitação pode ser feita até 31 de julho (quarta-feira), na Casa de Cutura. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, e sábado, domingo e feriados, das 10h às 14h.

logo Cabecalo
Mostra “Mulheres, Monstros e Malabares” entra em exposição na Casa de Cultura
Direto da Redação
Piraí
10/7/2013 10:29:00
Mostra de Ana Cristina Maciel é classificada de “grande festa para os olhos e o coração”
$alttext

 Piraí – A Casa de Cultura de Piraí abre na próxima quinta-feira, 11 de julho, às 19 horas, a quinta exposição da temporada de 2013. A mostra, intitulada Mulheres, Monstro e Malabares e com trabalhos da artista Ana Cristina Maciel, é composta de pinturas, desenhos e esculturas em papel machê e ficará aberta à visitação, gratuita, até o dia 31. De segunda a sexta, das 9h às 16h30 e sábado e domingo, das 10h às 14h.

Coordenador da Casa de Cultura de Piraí e organizador da mostra, Hudson Vale, destaca no trabalho de Ana Cristina, a singularidade onírica com que ela reinventa o mundo:
“Ana Cristina é artista, arteira e jovem adulta. Seus temas são recorrentes e perpassam pelas vivências gravadas em sua trajetória, em que princesas, malabares e monstros se misturam numa ode à vida. Podemos apontar uma proximidade de sua obra com os seus contemporâneos Os Gêmeose, a consagrada Niki de Saint Phalle e a naif-pop”, explica o coordenador.
O designer e ilustrador Morandini classifica o trabalho de Ana Cristina como uma grande festa para os olhos.
“O trabalho de Ana Cristina é daqueles momentos deliciosos, em que a alegria se encontra com as cores e com as formas, resultando numa grande festa para os olhos e para o coração da gente.”
Ana Cristina Maciel nasceu em São Paulo, onde viveu até os 16 anos. Mudou-se para Minas Gerais, de onde se transferiu, há 3 anos, para Piraí. Pedagoga, especialista em ensino de Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais, está concluindo pós-graduação em Ciência da Arte e Cultura na Saúde, na Fiocruz.
Ela se considera artista autodidata, que segue uma tendência de valorização e resgate da cultura popular brasileira em suas esculturas, desenhos e pinturas.
“Minha constante inspiração é a diversidade cultural do nosso país”, diz Ana Cristina, que tem profunda admiração pelos irmãos grafiteiros Os Gêmeos, os brasileiros Lasar Segal  e Cândido Portinari, os franceses Matisse e Manet, a franco-americana Niki de Saint Phale e o italiano Modigliani, entre outros.
A artista participou da equipe que produziu os painéis do mosaico das estações do teleférico do Complexo do Alemão e, como educadora de arte, ministra oficinas de papel machê em projetos sócias do CAPS do Rio de Janeiro.